Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Processo de Industrialização: As Revoluções Industriais

O desenvolvimento industrial pode ser dividido em fases:
A do artesanato, em que o processo de transformação era realizado por uma pessoa só ( o artesão) de forma manual, utilizando-se apenas de ferramentas simples. Era ele quem preparava a matéria-prima, transformava-a em produto e dava o acabamento final.
A da manufatura, em que já existe o uso máquinas simples e uma certa divisão de trabalho, pois cada trabalhador realiza uma atividade diferente, todas se completando no final do processo.

A revolução industrial, quando o processo de transformação industrial adquiriu um ritmo até então desconhecido e uma divisão do trabalho com extrema especialização da atividade de cada trabalhador. 
Entre a segunda metade do século XVIII e os dias atuais, podem-se estabelecer três etapas históricas no desenvolvimento da atividade industrial,em função dos avanços científicos e tecnológicos alcançados.São elas:
  • Primeira Revolução Industrial: inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. É marcada pela invenção de importantes engenhos, como a máquina a vapor, o uso do carvão  como fonte de energia e do trem como principal meio de transporte. Os principais seguimentos fabris desse período foram o têxtil, o de mineração e metalúrgico.
  • Segunda Revolução Industrial: estende-se do final do século XIX à metade do século XX. Nessa etapa, destacam-se as grandes descobertas científicas e os avanços dos motores de combustão e do aço de alta resistência,entres outros. Os seguimentos fabris que mais se desenvolveram nesse período foram o siderúrgico, o metalúrgico,o petroquímico e o dos novos ramos de transportes, como o aéreo e o automobilístico. 
  • Terceira Revolução Industrial: inicia-se na década de 1950 e tem sido marcada pela integração efetiva ente a ciências, tecnologia e produção, ou seja, as descobertas científicas passaram a ter aplicação direta no processo produtivo. É a fase em que despontam os segmentos industriais de alta tecnologia, como os de comunicação, aeroespacial, microeletrônica e cibernética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário