Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hora da revisão: TIPOS DE INDÚSTRIAS

Indústrias de bens de produção:

São conhecidas como indústrias de base ou pesada, pois são responsáveis por elaborarem as matérias-primas para abastecer outras indústrias. Consomem muita energia e matéria-prima, o que implica exigências quanto à localização, como proximidade de jazidas minerais e complexos sistemas de transporte. Necessitam de alto investimento, com retorno de lucro em longo prazo, por isso a participação do Estado  nesse setor é de extrema importância, pois o capital privado não consegui arcar com as despesas da implantação desse tipo de indústria sozinho.divide-se em duas:
Indústria extrativa: extraem algo economicamente rentável da natureza (vegetal, animal, mineral) sem alterá-lo nas suas características fundamentais. Difere do extrativismo por ter elementos que o aproxima de uma indústria como altos investimentos, tecnologia, maquinas e mão-de-obra numerosa, em geral, qualificada.
 Ex: indústria madeireira, pesqueira, produção mineral, etc.

Indústria de equipamentos: realizam uma verdadeira transformação nos produtos retirados da natureza ou semimanufaturados e representam o alicerce do conjunto das indústrias de bens de consumo.
Ex: Siderúrgicas, petroquímicas,setor de bens de equipamentos industriais, etc.


Indústrias de bens de consumo:

São conhecidas como indústrias leves, produzem diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes da indústria de bens de produção ou recursos ligados à agricultura.  Geralmente dependem mais da proximidade do mercado consumidor que da matéria-prima, consomem menos energia e apresentam retorno mais rápido dos capitais investidos que as indústrias de bens de produção. Subdivide-se em:
Indústrias de Bens duráveis: fabricam produtos não- perecíveis.
Ex: indústria automobilística, de material elétrico, de eletrodomésticos, de comunicação, de informática, etc.

Indústria de bens não-duráveis: produzem mercadorias de primeira necessidade de consumo generalizado.
Ex: Indústria alimentícia, de remédios, têxtil, de vestuário, etc.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Processo de Industrialização: As Revoluções Industriais

O desenvolvimento industrial pode ser dividido em fases:
A do artesanato, em que o processo de transformação era realizado por uma pessoa só ( o artesão) de forma manual, utilizando-se apenas de ferramentas simples. Era ele quem preparava a matéria-prima, transformava-a em produto e dava o acabamento final.
A da manufatura, em que já existe o uso máquinas simples e uma certa divisão de trabalho, pois cada trabalhador realiza uma atividade diferente, todas se completando no final do processo.

A revolução industrial, quando o processo de transformação industrial adquiriu um ritmo até então desconhecido e uma divisão do trabalho com extrema especialização da atividade de cada trabalhador. 
Entre a segunda metade do século XVIII e os dias atuais, podem-se estabelecer três etapas históricas no desenvolvimento da atividade industrial,em função dos avanços científicos e tecnológicos alcançados.São elas:
  • Primeira Revolução Industrial: inicia-se nas últimas décadas do século XVIII e estende-se até meados do século XIX. É marcada pela invenção de importantes engenhos, como a máquina a vapor, o uso do carvão  como fonte de energia e do trem como principal meio de transporte. Os principais seguimentos fabris desse período foram o têxtil, o de mineração e metalúrgico.
  • Segunda Revolução Industrial: estende-se do final do século XIX à metade do século XX. Nessa etapa, destacam-se as grandes descobertas científicas e os avanços dos motores de combustão e do aço de alta resistência,entres outros. Os seguimentos fabris que mais se desenvolveram nesse período foram o siderúrgico, o metalúrgico,o petroquímico e o dos novos ramos de transportes, como o aéreo e o automobilístico. 
  • Terceira Revolução Industrial: inicia-se na década de 1950 e tem sido marcada pela integração efetiva ente a ciências, tecnologia e produção, ou seja, as descobertas científicas passaram a ter aplicação direta no processo produtivo. É a fase em que despontam os segmentos industriais de alta tecnologia, como os de comunicação, aeroespacial, microeletrônica e cibernética.